quinta-feira, 13 de janeiro de 2011


Misturinha Navy

Primeiro de tudo:
Feliz 2011...Chegou com tudo,dias muito quente e noites mais quentes ainda. Em alguns lugares chuvas, enchentes. Em todo caso nem tudo é tragedia,é triste e muito, mas o ano mal começou.

vou falar um pouco sobre a moda Nautica...
Como surgiu, e o que é legal usar nos dias de hoje.

Falar sobre moda é falar sobre sociedade, sobre cultura, sobre historia, economia, politica enfim... A moda vai se adptando mudando, a medida que a sociedade muda, vai surgindo novos valores e perdendo outros mais antigos. No inico do seculo XIX, as roupas femininas eram mais pesadas, saias compridas e espartilhos,meias, varias e varias saias. Imagine usar todo isso num calor que faz aqui em Recife. Ocorreram guerras, mudanças de mentalidades, a mulher passou a trabalhar tanto quanto o homem, em fabricas, na rua, as vestimentas foram se adequando a medida que os idearios se modificaram. Mas isso é na classe mas abastadas, das que tinham muito dinheiro, e acabaram perdendo tudo, tiveram que se acostumar e improvisar com as vestimentas que tinham.

Pequeno resumo:
"A moda surgiu em meados do século XV no início do renascimento europeu. A palavra moda significa costume e provém do latim modus. A variação da característica das vestimentas surgiu para diferenciar o que antes era igual, usava-se um estilo de roupa desde a infância até a morte.

A partir da Idade Média, as roupas eram diferentes seguindo um padrão que aumentava segundo a classe social, houve até leis que restringiam tecidos e cores somente aos nobres.

A burguesia que não era nobre, mas era rica, passou a imitar o estilo nobre das roupas iniciando um processo de grande trabalho aos costureiros que a partir de então, eram obrigados a produzirem diferentes estilos para diferenciar os nobres dos burgueses.
Com a revolução industrial no século XVIII, o custo dos tecidos diminuiu bastante, em 1850 com a invenção das máquinas de costura o custo dos tecidos caiu ainda mais.

A partir de então, até os mais humildes puderam comprar roupas melhores.
Mesmo após a facilidade das confecções, as mulheres ainda eram privadas da modernidade continuando a usar roupas sob medida. A partir desta dificuldade, surgiu a alta costura que produzia diferentes estilos por meio de estilistas que inventavam tendências.

Curiosidades - Brasil Escola"


Voltando a moda Nautica, em alguns livros citam que surgio, pois a classe rica queria vestimentas que se adequassem aos seus iates, aos seus luxos. Alguns citam Coco Channel como inovadora, que modificou as vestimentas a partir das roupas dos marinheiros, trabalhadores dos portos, misturou as cores, estampas, tecidos e criou uma nova ideia de moda nautica, com adornos listrados, cores azul, vermelha e branco, e a partir dai adereços, esmtampas, acessorios, com detalhes de objetos de navios,nós, abotoaduras, peixes, tudo que lembrasse o dia-a-dia dos marinheiros.
Coco - Estilo Navy



Marinheiros Estampas

Ou seja a moda surge de classes operarias, e sobem para as classes mais luxuosas e acabam tornando se exclusivas, com preços exorbitantes,para que voce se torne especial pois voce tem mais dinheiro que os outros.

USE E ABUSE:
Camisetas regatas, shorts brancos, jeans, azuis, com detalhes, sem detalhes.
Acessorios dourados, prateados. Sapatos de Salto alto, salto quadrado, meia pata, papete, peep toe, rasteirinhas, havaianas... Enfim. Qualquer tipo de sapato, a moda cada um monta seu estilo, é o que vai lhe diferenciar, mostra quem voce é, qual é seu estilo, independente do preço.


Alguns estilos atuais:

Adicionar imagem

















Neon
Vi em sites sobre o FW - verao-2011, muitas marcas repaginaram, e trazem o dourado com força total, nao apenas listras,mas brilho, sofisticação, cores fortes e sensualidade,barcos, ancoras, peixes, ondas do mar.

Fica ao seu criterio escolher o que vai usar.
Mas listras nunca saiu de moda, assim como o jeans, como o branco, como o preto, é so repaginar!E em muitas vezes costumizar.
3

3 comentários:

Joice disse...

(corrigindo...) --> O conceito do termo Moda : A moda surgiu em meados do século XV no início do renascimento europeu.
beijinhos!

Renatinha disse...

Acho que vou usar minha fantasia de marinheira por aí então. hehehe

Joice disse...

é uma boa! hheheh

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t